Sociedade

Obras de requalificação dos Centros de Saúde

Os dois Centro de saúde da  Freguesia, foram alvo de obras de requalificação.

Em Coz, com o início da pandemia, todos os serviços passaram para Alcobaça.

A quando da visita do Sr. Presidente,  Dr. Paulo Inácio e da Dr.ª Ana Pisco do ACES- Caldas da Rainha, ao centro de Saúde, verificou-se que não tínhamos condições para abrir porque não existia uma sala para isolar alguma pessoa que aparecesse infetada.

Nesta visita o Sr. Arquiteto Hélder Morgado, também nos acompanhou a pedido do Sr. Presidente e concluiu-se que tínhamos de fazer uma nova sala materno-infantil, e no espaço desta, fazer uma para o confinamento e construir uma casa de banho para o público  no interior que não existia.

O Sr. Arquiteto executou o projeto em tempo record com boas soluções para as necessidades, incluído uma escada exterior de acesso ao primeiro andar e o sítio ideal para colocar um elevador para pessoas de mobilidade reduzida.

Começámos as demolições, alargamentos de portas dos consultórios e enfermagem; as antigas não tinham as dimensões para as cadeiras de rodas ou macas, construção das casas de banho no interior.

Colocação de janelas em alumínio, com vidro duplo, corte térmico e oscilo-batentes.

Depois recebemos a visita dos técnicos da ACES – Caldas da Rainha que acompanharam o desenvolvimento das obras e tivemos de criar uma copa, embora pequena mas com todas as condições de higiene para médico, enfermeira e assistente, lancharem ou almoçarem se for caso disso, com micro-ondas e bancadas onde lavar e arrumar talheres e  as louças utilizadas na refeição.

Todos os armários metálicos e se possível em inox , na copa, consultórios e enfermaria.

Nos wc, além de todas as condições para as pessoas de mobilidade reduzida: bacias de despejos, torneiras de punho ou cotovelo.

construimos ainda uma casa no exterior para os caixotes de lixo de resíduos farmacêuticos, com porta ventilada.

Pintura interior e exterior da obra.

 

Em Alpedriz, tudo igual, incluindo a pintura do telhado e todo o exterior do edifício. Ainda teremos de alargar o WC, para uma cadeira de rodas poder manobrar no interior.

Tudo isto só foi possível com o apoio da Câmara Municipal a quem agradecemos de todo o coração na pessoa do Presidente o Dr. Paulo Inácio e no seu executivo estas grandes obras para o bem estar da população.

Agradecemos também à Doutora Ana Pisco  e aos seus técnicos, pela ajuda que nos deram, para não ficar por fazer nada que possa por em causa a abertura dos Centros de Saúde no início do mês de Novembro.

Agradecemos ainda  ao Sr. Arquiteto Hélder Morgado, pelo empenho, criatividade e rapidez na execução dos projetos necessários às obras.

Noticias

Voltar para cima