Património

Património

O SAGRADO EM DESTAQUE NO CONVENTO DE SANTA MARIA DE COZ

2-001
convento_pormonor_da_talha_dourada
convento_talha_dourada
convento_cadeiral
Oeste Sagrado – Rota pelo Património Religioso do Oeste

O conjunto conventual no qual se integra a Igreja de Santa Maria de Coz remonta ao século XIII e o seu surgimento deve-se ao mosteiro de Alcobaça, que ali teria um conjunto de mulheres devotas que auxiliavam em múltiplas tarefas necessárias ao bom funcionamento do mosteiro. Por ali ficaria e se desenvolveria a comunidade conventual, até a extinção das ordens religiosas, na primeira metade do século XIX.

A igreja apresenta uma arquitetura exterior bastante austera, com linhas muito sóbrias.

No interior, a nave única desenvolve-se entre o coro e a capela-mor.

Esta igreja é, literalmente, um santuário ao barroco. Nela, evidenciam-se os vários altares de talha dourada de boa execução, os revestimentos de azulejo, principalmente da sacristia, e os impressionantes caixotões de madeira que constituem o teto que cobre a nave, o coro, a sacristia e o vestíbulo. As pinturas são da autoria do pintor Pedro Peixoto e datam do início do século XVIII.

Para além da riqueza dos seus elementos decorativos barrocos e do portal manuelino, a igreja de Coz é de visita incontornável, por aqui se respirar uma atmosfera imemorial que sobrevive no bucolismo da paisagem rural envolvente.

Elementos de interesse

  • Talha dourada da igreja
  • Porta Manuelina
  • Coro
  • Cadeiral de talha
  • Revestimentos de azulejo

 

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE COZ

coz_convento_2
coz_convento_1
coz_convento_3

Mosteiro de Santa Maria de Coz, também conhecido por Convento de Coz ou Igreja de Santa Maria de Coz, encontra-se situado em Coz no concelho de Alcobaça, a quatro quilómetros da localidade de Maiorga.

As suas origens remontam ao século XII, época em que o Mosteiro de Alcobaça adquire propriedades em Coz. Seria pela mão do Abade de Alcobaça, D. Fernando, que o convento inicial seria construído, destinando-se a acolher as viúvas que queriam levar uma vida religiosa.

A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1946.

O carácter incontornável do Mosteiro de Coz e do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça no contexto do concelho de Alcobaça levou a que a autarquia local e a junta de freguesia da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes articulassem, em Julho de 2014, um circuito turístico que os unisse, no sentido de tornar a experiência mais marcante e completa.

ERMIDA DE SANTA RITA – COZ

coz_sta_rita_2
coz_sta_rita_5

IGREJA DE SANTA EUFÉMIA

coz_sta

IGREJA DE SANTO ANTÓNIO – ALPEDRIZ

alpedriz_sto_antonio_2

IGREJA DOS MONTES

montes_igreja_3

IGREJA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA – ALPEDRIZ

alpedriz_igreja_ns
alpedriz_igreja_ns

Orago: Nossa Senhora da Esperança

Morada: Rua 5 de Outubro, s/n.º

CP – Localidade: 2460-238 Alpedriz

Telefone: 244 589 216

Fax: 244 081 569

Clero: P. Virgílio do Rocio Francisco

Horário de atendimento: Sextas-feiras das 18h00 às 19h00

Horário da Missa: Domingo 10h00

PORTUGAL EM DIRETO DA RTP VISITOU O MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE COZ

mosteiro_engalanado_para_o_congresso_das_abadias_de_cister_2018

Município de Alcobaça

A propósito da reabertura ao público do Mosteiro de Coz, no passado dia 16 de junho, uma equipa de reportagem do programa Portugal em Direto da RTP visitou aquele monumento que está prestes a formalizar a sua reclassificação para Monumento Nacional, tornando-se deste modo, o quarto Monumento Nacional do concelho de Alcobaça. A reportagem será transmitida brevemente.

Fonte: Município de Alcobaça.

Partilhe: