Sociedade

Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz

Foi inaugurada a casa das Janelas verdes, em Alpedriz, um projeto que pretende melhorar substancialmente a qualidade de vida dos utententes da ABESRA e não só conforme se pode ler no texto que se segue:

Texto retirado da página da Associação de Bem Estar Social e Recreativo de Alpedriz

A Mais Alternativas Sénior é um projeto piloto financiado pelo Portugal Inovação Social resultado de uma candidatura aprovada ao programa Parcerias para o Impacto, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça como investidor Social.

Este projeto pretende oferecer alternativas às abordagens tradicionais (como seja a institucionalização) e que proporcionem mais qualidade de vida aos idosos na comunidade e zonas fronteiriças de Alpedriz. Permitirá um maior acompanhamento dos idosos, mitigando o isolamento, com impacto na segurança e vigilância durante mais horas do dia. As Mais Alternativas Sénior tornam-se um projéto único e que se espera potenciador de novas reflexões práticas no domínio das intervenções e politicas públicas e sociais na prestação de cuidados aos idosos.

Este projeto acontece em dois eixos:

URA -UNIDADE DE RESPOSTAS ALTERNATIVASesta atividade, materializa-se na CASA DAS JANELAS VERDES onde se realizam, sessões de reabilitação/fisioterapia, ludoterapia, musicoterapia e yoga sénior, com grupos de 5/8 idosos em simultâneo, que participarão no projeto-piloto.

O espaço onde decorre esta atividade possui um gabinete, destinado às sessões de visceral, para os idosos com capacidade de deslocação.

As atividades são planeadas semanalmente, prevendo-se, 24 horas/semana de sessões terapêuticas de grupo. Este agendamento, para os utentes, fará toda a diferença na sua autonomia, em primeiro lugar, dados os ganhos de saúde que se congregam nestas terapias, mas fundamentalmente, porque os idosos terão objetivos diários/semanais que os afastarão da solidão e do isolamento, através da socialização.

Estas ações de socialização visam diminuir o isolamento deste grupo, e á semelhança das restantes atividades, medir-se-á o seu impacto.

Iniciando-se em Março de 2019, o projeto pretende ser uma resposta especializada à população idosa e posteriormente abrir ao público privado. Materializando-se no espaço da Casa das Janelas Verdes- Unidade de Respostas Alternativas que integra diversas terapias alternativas, que podem contribuir para a redução da toma de fármacos por parte dos cidadãos, diminuindo os efeitos negativos e a habituação do organismo aos mesmos, de todos, mas principalmente, dos idosos.

SAN – SERVIÇO DE APOIO NOTURNO

“A Mesma Presença num horário alargado”

Esta é uma das respostas do projeto Mais Alternativas Sénior, que surge da experiência adquirida pela equipa do SAD da ABESRA com o objetivo de manter os idosos no seu ambiente familiar e social durante o maior período de tempo possível. A aposta é desenvolver uma rota entre as 19 e as 22 horas para que as necessidades básicas do idoso se mantenham asseguradas (acompanhamento da refeição do jantar, medicação da noite e momento de deitar). Este momento, de início da noite, é um momento em que a solidão se revela, e em que se levantam as maiores limitações e isolamento dos idosos. 

Destaca-se como forma de combater o isolamento a ludoterapia que criará o seu momento de atividade de final de dia com os idosos num ambiente de “Mimos Maria”

Noticias

Voltar para cima