Uma freguesia em constante movimento

wp_20150706_15_38_00_pro

Em 1279 D. Fernando Abade do Mosteiro de Alcobaça cumpriu uma clausula do testamento do rei D. Sancho II e mandou construir este mosteiro para mulheres viúvas que levassem uma vida piedosa. Em 1531 recebeu do Abade comendatório D. Manuel o hábito religioso sendo então filiadas na Ordem Cisterciense tendo mantido a sua ligação à Ordem durante séculos e habitaram o mosteiro até à extinção das ordens religiosas em 1834. O Mosteiro de Coz já existia antes de 6 de Maio da era de 1279, ano de Cristo de 1241, tendo sido D. Maria Peres I, a sua primeira Abadessa perpétua. Além do Mosteiro existiam como dependências o celeiro, a adega e a fonte, que hoje se encontram na posse de particulares. Está classificado como edifício de interesse Nacional.

Sendo o Mosteiro um edifício de interesse Nacional, como acima referido, foram destruidas todas as construções que não faziam parte da construção original do dito Mosteiro, tendo sido acrescentadas posteriormente por particulares que ocuparam o espaço.

O espaço agora desimpedido, será utilizado para realçar a visibilidade e dar apoio logístico ao edifício, sendo que uma das paredes levanta ainda dúvidas relativamente à data de construção pelo que será alvo de estudo para se averiguar se fica de pé ou não.

 

Partilhe: